domingo, 2 de setembro de 2007

A CONFIGURAÇÃO DOS FILTROS AFETIVOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Krashen (1985:3) afirma que para aprender uma nova língua o aprendiz precisa estar ‘aberto’ para o estímulo. O autor (id, ibid) reconhece uma força potencial que atua em sala de aula impedindo o aluno de adquirir um novo conhecimento de uma L-alvo.

Krashen (id, ibid) define filtro afetivo como:
(...) um bloqueio mental que impede que os aprendizes utilizem completamente o estímulo compreensivo que eles receberam para a aprendizagem (no original aquisição) da língua. (Krashen, 1985:3). (nossa tradução)

Krashen (id, ibid) argumenta que quando o filtro está alto o aprendiz pode até compreender o que lê ou ouve, mas o estímulo não irá atingir o dispositivo de aquisição5 da língua , ou seja, o novo conhecimento não será aprendido. O filtro afetivo do aluno também pode estar alto quando o aluno considera a sala de aula como o lugar em que suas fraquezas e deficiências são reveladas.

Quando o filtro afetivo está alto a principal habilidade afetada é a fala, posto que há uma grande exposição do aprendiz e há também um alto risco de se cometer erros, o que poder levar o aluno a evitar tais situações.

Krashen (id, ibid) afirma que filtro afetivo está baixo quando o aprendiz não se preocupa com a possibilidade de falhar e quando ele se considera como um membro potencial do grupo falante da língua alvo.

De acordo Krashen (1985:103) existe ainda um outro filtro chamado de filtro de performance (“output filter”) que atua impedindo o aprendiz de exercer uma competência previamente adquirida.

Para amenizar os efeitos dos filtros, tanto o afetivo quanto o de performance, é necessário que o professor busque conhecer o que está causando o bloqueio de seus alunos a fim de diminuí-lo, potencializando assim, o desenvolvimento pleno da competência linguístico-comunicativa do aluno em língua inglesa.

Fonte:Bezerra, Michelle Falcão. A Competência Linguistico-comunicativa do Aluno de Língua Inglesa. Trabalho de conclusão de curso(graduação) FTB, Brasília, 2004.

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